A Liga Desportiva Muçulmana de Maputo foi humilhada pelo Kaizer Chiefs em jogo da primeira “mão” da eliminatória de acesso à Liga dos Campeões Africanos. O Ferroviário da Beira, para a Taça CAF, empatou em casa diante do Zesco United.
No Moses Mabhida Stadium, na cidade de Durban, os campeões nacionais não conseguiram manter viva a esperança de seguir em frente na fase de apuramento para a Liga dos Campeões Africanos em futebol.
Transcorridos 14 minutos, Knowledge Musona abriu o marcador para os “AmaKhosi”. Dez minutos mais tarde, a vez foi de Siphiwe Tshabalala ampliar a vantagem com um remate suave mas que foi parar no fundo das malhas após um passe monumental de Tsepo Masilela.
Minutos antes do intervalo, Musona ainda introduziu o esférico na baliza contrária, mas o árbitro apercebeu-se que o sul-africano usou a mão para dar o último “golpe”. A 17 minutos dos noventa, Kingston Nkhatha fez o 3 a 0, resultado que já dava algum conforto ao Kaizer Chiefs para a partida da segunda “mão”.
Ainda assim, no minuto 88, Mathoho, sem nenhum tipo de marcação defensiva, respondeu positivamente a um belo centro de Tshabalala para fazer o 4 a 0. A Liga Muçulmana, equipa sem identidade nestas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, sofreu uma terrível goleada que só com um milagre poderá transitar para a fase seguinte. A segunda “mão” disputa-se, no próximo sábado (08), no Estádio Nacional do Zimpeto.
O Ferroviário da Beira, por sua vez, empatou sem abertura de contagem diante do Zesco United e adiou a decisão da eliminatória para os noventa minutos que serão disputados na Zâmbia.