Com um empate a dois contra o Guimarães, o FC Porto complicou neste domingo o objetivo de revalidar o título, pois afastou-se do Benfica, que venceu o Belenenses pela marca mínima e aumentou é líder isolado com mais nove pontos, e do Sporting, segundo com quatro, após a vigésima primeira jornada da Liga portuguesa de futebol.
Apesar de ter contado com uma confortável vantagem graças aos golos dos portugueses Ricardo Quaresma (min.18, de grande penalidade) e Licá (40), o FC Porto viu fugir a sua vantagem em apenas dez minutos.
Os locais, que lutam por entrar em postos europeus, remontaram com tentos do atacante de Níger Ouwo Moussa Maâzou (45) e o extremo português Marco Matias (51).
Com os colombianos Jackson Martínez e Juan Quintero no banco o FC Porto perdeu o controle na segunda parte e esteve a ponto de cair derrotado, já que o brasileiro Danilo salvou uma bola na linha de baliza no trecho final. Na mesma jogada, o atacante do Burkina Fasso Nii Adamah Plange tinha rematado a um poste dos dragões.
Faltando só 27 pontos em jogo (9 partidas), “os dragões” terão uma tarefa heróica para ganhar nove ao Benfica, que neste domingo venceu fora o Belenenses com outro soberbo golo do argentino Nico Gaitán (min.8).
Gaitán anotou um tento de bandeira no qual conduziu o couro entre vários adversários e acabou a jogada com um remate bombeado desde fora da área. O argentino, ex-jogador do Boca Juniors, já tinha marcado de livre direto outra diana soberba na quinta-feira passada no triunfo na Liga Europa contra o PAOK grego (3-0).
A equipa dos Belenenses, que luta por não descer, jogou dez minutos com um a menos pela expulsão do português Fredy.