Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Luís Covane lança semana nacional da cultura

O Vice-ministro da Educação e Cultura, Luís Covane,lançou  em Maputo, a Semana Nacional da Cultura, uma cerimónia que teve lugar na Escola Secundária Eduardo Mondlane, e que foi antecedida por uma jornada de limpeza ao local onde está a estátua do Arquitecto da Unidade Nacional.
Falando na ocasião, Covane disse que a semana da cultura constitui uma oportunidade para mobilizar e consciencializar os moçambicanos para, através das manifestações artísticas, transmitir os valores e mensagens de importância para a educação e formação moral dos jovens, bem como da sociedade em geral.
“É pois no quadro de esforços que o governo de Moçambique tem vindo a realizar, para a materialização dos planos e programas de acção para a área da cultura, que esta semana abre um espaço maior para ampla troca de ideias e de experiências que contribuam para um diagnóstico da actividade cultural”, disse Covane.
A II Conferência Nacional da Cultura é, segundo Covane, momento impar de reflexão e debate nacional sobre o percurso que todos os moçambicanos fizeram desde a última conferência havida em 1993.
No acto lançamento da semana nacional da cultura, muito concorrida por alunos daquele estabelecimento de ensino, Covane destacou o valioso contributo de Eduardo Mondlane na luta pela libertação do país conquistada em 1975.
O ano 2009 foi, segundo o titular da pasta da educação e cultura, declarado Ano Eduardo Mondlane, momento de reflexão sobre os feitos heróicos deste Grande Filho da Pátria Moçambicana que foi e é fonte de inspiração para todos os moçambicanos.
Desta feita, ao recordar Mondlane, segundo Covane, os moçambicanos estão a exaltar os valores nobres como de autoestima, patriotismo e heroicidade que ele evidenciou e legou à pátria.
O ministro disse, por outro lado, que o movimento cultural a preencher a semana da cultura no país proporcionará ainda momentos lúdicos e oportunidades de divulgação e conhecimento da vasta gama de manifestações de arte e cultura, entre elas o artesanato, o cinema, a dança, o teatro e a literatura, bem como visitas aos locais do património cultural.
A cerimónia de lançamento da semana nacional da cultura foi marcada pela presença de pessoas de ligadas a cultura, entre eles o director nacional da cultura, Domingos Artur, os heróis da luta de libertação, Marcelino dos Santos, Gabriel Simbine entre outros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts