Olá Tina. Gosto muito de ler a coluna “Pergunta à Tina”; está a caminhar bem ajudando-nos. Sou um jovem de 26 anos, a minha namorada está grávida de seis meses e de há um tempo para cá tem tido umas borbulhas do tipo furúnculo, mas que levam uns dias a sarar, e algumas alergias. Já abriu a ficha no hospital mas quando lá foi só lhe foi aconselhado que fosse a uma clínica. Será isso prejudicial para o meu bebé?
Olá. É tão raro que os homens se preocupem abertamente com a saúde das suas parceiras que fico sempre feliz quando recebo perguntas como a tua. Bom, teria sido fácil para mim investigar ao certo se eu soubesse onde é que aparecem estas borbulhas ou furúnculos – se é no tronco, nas pernas, nas costas, na região genital, onde? Mas já que não sei posso apenas dar uma resposta geral, dizendo que qualquer doença que uma mãe grávida contraia pode ser prejudicial ao bebé.
Não é que a doença possa necessariamente passar para o bebé, como é o caso do VIH, por exemplo. Mas há vários outros elementos negativos que advêm disso. Primeiro, uma mulher que contrai um tipo de infecção durante a gravidez tem de tomar medicamentos antibióticos e este tipo de tratamento tende a ser prejudicial aos bebés.
Em segundo lugar, se por exemplo, estes furúnculos ou borbulhas se encontrarem na região genital, a mulher pode infectar o filho durante o parto, se for natural. Eu sugeria que a tua namorada fosse procurar um médico dermatologista ou ginecologista para que este possa recomendar uma investigação mais minuciosa do problema, e encontre a cura. Tudo de bom para vocês.