A seleção de futebol de Cabo Verde subiu oito lugares no ranking da FIFA referente ao mês de fevereiro ocupando a 27ª posição, a sua melhor classificação de sempre. Moçambique, apesar das três derrotas no Campeonato Africano para jogadores que actuam em campeonatos internos (CHAN), também subiu dois degraus passando a ocupar a 118ª posição
De acordo com a lista divulgada esta quinta-feira pelo organismo que rege o futebol mundial, os “Tubarões Azuis” são a equipa que mais subiu no ranking, mesmo sem jogar, ao passar do 35º para o 27º lugar a nível mundial. Cabo Verde soma agora um total de 799 pontos e está à frente de seleções de alto nível como a Sérvia, a República Checa, o Gana, o Egipto, a Tunísia, os Camarões, Paraguai, a Nigéria, o Mali, o Japão ou a África do Sul.
Observadores acreditam que os “Tubarões Azuis” podem até melhorar esta classificação caso consigam um bom resultado no próximo jogo amigável, marcado para o dia 5 de março, frente ao Luxemburgo. Este será o primeiro jogo que a seleção cabo-verdiana vai disputar depois da saída do técnico Lúcio Antunes e do seu adjunto Bubista para treinar o clube angolano do Progresso do Sambizanga. A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) ainda não anunciou quem vai orientar a equipa neste primeiro embate de 2014, mas tudo leva a crer que caso os dirigentes federativos não consigam chegar a acordo com nenhum técnico serão os adjuntos Beto e Bera a orientar os “Tubarões Azuis” na partida contra o Luxemburgo.
O ranking da FIFA continua a ser liderado pela Espanha com 1506 pontos, seguido pela Alemanha e Argentina com 1314 e 1255.
