Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fraca afluência caracteriza campanha contra a filariose em Nampula

A campanha de tratamento contra a filariose linfática, parasitoses intestinais e bilharziose, lançada nesta segunda-feira (20) pela Direcção Provincial da Saúde (DPS) em Nampula está a registar fraca afluência de naquele ponto do pais, o que preocupa as autoridades sanitárias uma vez que a mesma termina na próxima sexta-feira (24).

Numa ronda efectuada pela nossa equipa de reportagem em alguns centros de saúde e brigadas móveis instaladas na cidade de Nampula, pudemos constatar que os mesmos se encontram às “moscas”.

Soubemos ainda que pelo menos no Centro de Saúde 25 de Setembro em Nampula, uma das maiores unidades sanitárias da cidade de Nampula, neste segundo dia da campanha, o número de pacientes vacinados não ultrapassava 20 pessoas, uma situação que está a preocupar o sector de saúde naquele ponto da província.

O fraco processo de sensibilização é apontado como sendo a principal causa da fraca adesão da população aos postos de vacinação criados para o efeito na província de Nampula, e na cidade, em particular.

Cenários idênticos registam-se nos postos de saúde de Namicopo e 1º de Maio, arredores da cidade de Nampula, nos quais grande parte da população que encontrámos na fila desconhece a existência desta campanha.

Alguns técnicos envolvidos no processo de vacinação em curso confirmaram ao nosso jornal que alguns pacientes até chegam a recusar o tratamento, mesmo sendo a custo zero. “Tivemos pacientes que urinam sangue e outras com mamas inchadas, entre outros sintomas. Aconselhámo-los a aderir ai tratamento mas não aceitaram”.

Entretanto, Joselina José, porta-vos da Direcção Provincial de Saúde em Nampula, contactada pelo @Verdade, disse que não podia falar porque estava numa reunião.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!