O Exército nigeriano participa na operação de evacuação dos cidadãos nigerianos da República Centro-africana (RCA) abalada pela violência desde que os rebeldes tomaram o poder no ano passado.
Estes Nigerianos, estimados em 1.620 almas, estão refugiados na Embaixada do seu país em Bangui, a capital centro-africana, para escapar aos massacres e à anarquia no local. O Exército nigeriano já desdobrou um avião de tipo Hercule C-130 para reforçar a frota fretada pelo Governo com vista a repatriar os seus cidadãos.
Segundo o Estado-Maior general nigeriano, o avião militar desdobrado transporta todo o pessoal e equipamentos médicos necessários a esta operação. “A intervenção do Estado-Maior tenciona reforçar os esforços das outras agências federais governamentais que estão já no terreno para facilitar a operação de evacuação.
“Além do C-130 fornecido pelo Estado-Maior, o Governo federal mobilizou igualmente vários voos charters para transportar mais de 1.620 Nigerianos refugiados na Embaixada da Nigéria em Bangui”, precisou domingo Chris Olukolade, porta-voz do Exército, num comunicado divulgado em Abuja.