Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação de produtos agrícolas supera importações em USD 499 milhões em 2013

Cerca de 791 milhões de dólares norte-americanos constituem o volume das exportações moçambicanas de produtos agrícolas, em 2013, contra 292 milhões de dólares das importações realizadas no mesmo período.

Fonte documental do Ministério da Agricultura especifica que as importações foram dominadas por produtos hortícolas para minimizar o défice que se registou na sua produção no país, de acordo ainda com aquele departamento governamental moçambicano, realçando que, no global, Moçambique registou uma queda de produção agrícola de cerca de 11 milhões de toneladas, contra pouco mais de 16,2 milhões de toneladas conseguidas na campanha agrícola de 2011/2012.

A situação deveu-se a cheias que se fizeram sentir no início do ano passado, responsáveis pela destruição de diversas culturas. Entretanto, projecções do Governo para 2014 indicam que o sector da agricultura será o maior contribuinte no Produto Interno Bruto (PIB) com cerca de 1,4%, contra a anterior taxa de 0,7% de 2013. O PIB de 2014 deverá crescer em 8%, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!