A direcção da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) decidiu suspender a participação do futebol feminino nacional em competições internacionais por dois anos. Neste período, aquele organismo pretende reorganizar esta modalidade desportiva, bem como estabelecer uma Liga Nacional.
Constituir selecções provinciais, uma das formas de buscar novos talentos, é também uma das agendas da FMF para os próximos dois anos. Segundo uma fonte ligada àquela instituição, citada pelo semanário “Domingo”, a decisão de suspender a participação de Moçambique nas provas internacionais foi tomada em reunião de direcção daquele organismo.
“Com esta medida pretendemos que o futebol feminino se reorganize para ter uma Liga Nacional no verdadeiro sentido” disse a fonte, acrescentando que o outro objectivo em volta desta decisão é o “da constituição de selecções nacionais a nível das províncias que nos possam dignificar. Não podemos continuar a ser envergonhados pelas nossas selecções que perdem por 15 a 1. Não queremos que se continue a praticar o futebol feminino a bel-prazer desta ou daquela individualidade”.
De referir que esta decisão foi acatada pelo Gabinete Técnico da FMF e terá, já, sido enviada à Confederação Africana de Futebol (CAF) e à FIFA.