Os preços do petróleo caíram nesta terça-feira em Nova York e Londres abaixo da barreira dos 50 dólares, num mercado preocupado com o eventual impacto da epidemia de gripe suína no consumo mundial de energia.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (“light sweet crude”) para entrega em junho fechou a 49,92 dólares, em queda de 22 centavos sobre a segunda-feira. No InterContinental Exchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com o mesmo vencimento caiu 33 centavos, a 49,99 dólares.
Como ocorreu na véspera, os negócios foram dominados pela propagação da gripe suína no planeta, com mais países afetados e dezenas de casos confirmados. “Já existia preocupação sobre a demanda, e agora todos temem que continue piorando”, disse Bart Melek, do BMO Capital Markets, para quem a epidemia “pode desacelerar a recuperação” da economia mundial. “Justo quando as coisas pareciam melhorar, esta situação derrubou o ânimo do mercado.
Com a propagação da gripe suína, aumenta “o temor de que uma redução do tráfego aéreo e dos intercâmbios comerciais afete uma economia mundial já frágil, pressionando ainda mais os preços do petróleo”, destacaram os analistas do Barclays Capital.