Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Em autobiografia, Ferguson fala sobre Barcelona, Mourinho e zanga com Beckham

O ex-treinador escocês Alex Ferguson, que esteve à frente do Manchester United durante 27 anos, até a última temporada, apresentou nesta terça-feira (22) em Londres uma autobiografia na qual assegura que o Barcelona comandado por Josep Guardiola foi a melhor equipe que já enfrentou na sua carreira.

“O Barcelona foi uma equipe que nunca se aquietou diante do Manchester United. A melhor, sem dúvida”, declara Ferguson no seu livro, intitulado “My Autobiography” e que reuniu uma multidão de jornalistas internacionais na sua apresentação.

Além de exaltar o futebol do Barcelona de Guardiola, o ex-técnico também qualifica o atacante português Cristiano Ronaldo como um “mago”, o jogador mais talentoso que teve sob seu comando.

Nas 350 páginas de sua autobiografia, Ferguson, que aos 71 anos continua como diretor e embaixador do clube inglês, rememora como o Barcelona de Messi, Xavi Hernández e Andrés Iniesta, “todos eles de um metro e setenta”, conquistou duas Liga dos Campeões da Europa – 2009 e 2011 – diante de um Manchester infestado de “jogadores fortes e guerreiros”.

“O que nunca entendi é como esses jogadores eram capazes de jogar um elevado número de partidas. Alinhavam quase sempre os mesmos 11”, diz Ferguson, que, além disso, ressalta a boa relação que mantém com o treinador português José Mourinho, atual técnico do Chelsea, apesar dos atritos iniciais.

O escocês, que acumula duas Ligas de Campeões e 13 títulos do Campeonato Inglês no seu currículo, reconhece ter visto em Mourinho uma “ameaça em potencial”, principalmente quando escutou a sua primeira entrevista coletiva como técnico do Chelsea, em 2004, na qual definiu a si mesmo como um homem “especial”.

Uma temporada antes, os dois treinadores tinham se enfrentaram nos oitavos de final da ‘Champions’, nas quais o FC Porto de Mourinho enviou o United de volta para casa.

“Tive um choque com ele (Mourinho) no final daquele primeiro confronto. Mas, às vezes, tenho desacordos com alguns colegas na primeira vez que nos encontramos e depois nos tornamos amigos. (…) Com Mourinho ocorreu exatamente isso”, sustenta o ex-técnico dos “diabos vermelhos”, que também elogia a personalidade do português.

Para Ferguson, a contratação de Mourinho pelo Real Madrid em maio de 2010 foi “uma das nomeações mais interessantes” do mundo do futebol. “Ver ele (Mourinho) iniciar o seu trabalho no Real Madrid foi fascinante. (…) Todos os treinadores que passam por lá devem aderir à sua filosofia, a filosofia galáctica. Quando optaram por Mourinho, tenho certeza que sabiam que teriam que mudar a sua forma de pensar”, assegura Ferguson no seu livro.

Em relação à troca no comando do Manchester, o escocês traz apenas algumas linhas sobre o assunto, nas quais descreve a reunião em que comunicou ao americano Joel Glazer, o dono do clube, a sua intenção de se reformar na final da última temporada.

“Ele tentou convencer-me a não me aposentar (…). Quando viu que não havia possibilidade de mudar minha opinião, a conversa girou em torno de quem poderia me substituir. Houve um acordo unânime, David Moyes era o homem”, relata o ex-técnico.

Ferguson, que revelou ter rejeitado por duas vezes uma oferta para treinar a seleção da Inglaterra, também aborda a sua relação com o médio David Beckham, que chegou a pensar que era “mais importante que o treinador”.

“No momento em que um jogador do Manchester United pensa que é mais importante que seu treinador, ele tem que sair”, lembra Ferguson, que repassa em detalhe um dos incidentes mais conhecidos entre ele e o médio, que deixou Manchester em 2013 para jogar no Real Madrid.

“Ele estava a uns três metros de mim e, entre nós, havia uma fila de botas. David falava em voz alta. Movimentei-me na sua direção e chutei uma das botas, que lhe acertou no meio do olho. Certamente, ele tentou partir para cima de mim, mas os jogadores impediram-lhe”, conta Ferguson no seu livro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts