Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Síria liberta 10 prisioneiras em acordo para troca de reféns

As autoridades sírias libertaram 10 mulheres presas por ajudar a oposição, o primeiro grupo entre 126 mulheres que devem ser libertadas num processo de troca de reféns, disseram os activistas, esta quarta-feira (23).

A libertação de mulheres foi a principal demanda de sequestradores no norte da Síria, que mantinham nove libaneses reféns há 17 meses. Esses reféns e dois pilotos turcos abduzidos no Líbano foram libertados na semana passada sob um acordo negociado pelo Catar.

“Elas (as 10 mulheres) foram libertadas na madrugada. Nós não sabemos se outras serão libertadas hoje ou depois, ou se isso é tudo. Estamos a espera”, disse um activista de direitos humanos sírio. A Síria não fez nenhum comentário oficial sobre as libertações, nem reconheceu ter qualquer papel num acordo de troca de reféns.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo de monitoramento pró-oposição, disse que Damasco libertou dezenas de prisioneiros na semana passada, o que também pode ter sido parte do acordo.

O longo impasse nas negociações foi finalmente quebrado pelo impulso dado pela Turquia e Catar, cujas autoridades agiram como mediadoras para o acordo final.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!