Cuba disse, segunda-feira (7), que os Estados Unidos recrudesceram o embargo económico aplicado há mais de meio século ao regime comunista local, ao impor cada vez mais multas a entidades norte-americanas e estrangeiras que mantêm negócios com a ilha.
A denúncia consta numa resolução que condena o “bloqueio” económico a Cuba e que será apresentada pelo 20º ano consecutivo na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que deve votar e aprovar o texto no dia 29.
“A situação não mudou…, o bloqueio não só se mantém como também em algumas esferas se recrudesceu”, disse o vice-chanceler Abelardo Moreno em entrevista colectiva.
Segundo ele, entre Janeiro de 2009 e Setembro de 2013 o governo de Barack Obama impôs multa de quase 2,45 bilhões de dólares a 30 entidades norte-americanas e estrangeiras que mantiveram negócios com Cuba, o que viola as leis dos EUA.
Em 2009, ao tomar posse, Obama prometeu iniciar uma nova fase nas relações entre os dois países, o que resultou em medidas limitadas para liberalizar as viagens e as remessas financeiras dos EUA para Cuba.