A Federação Moçambicana de Voleibol apresentou, nesta semana, os novos seleccionadores nacionais das equipas seniores masculina e feminina de Moçambique. A decisão tem em vista a fase de apuramento para os “Mundiais” desta modalidade.
Amilton Barros, de nacionalidade brasileira, foi destacado para dirigir a equipa técnica da selecção feminina, em substituição a Ângelo Lourenço, cubano, ora conduzido a seleccionador nacional adjunto. Os “masculinos”, por sua vez, estarão sob o comando técnico de Raúl Romero, em substituição a Hilderberto Araújo, sendo coadjuvado por Joaquim Ferreira.
A contratação dos dois novos técnicos pela Federação Moçambicana de Voleibol encerra o vazio existente nas duas equipas, por forma a que as mesmas (re)iniciem a preparação com vista à próxima fase de apuramento aos respectivos campeonatos mundiais.
Para além destes objectivos, quer o organismo liderado por Khalid Cassam que os dois seleccionadores invistam os seus conhecimentos na formação de novos quadros desta modalidade. Aliás, para aquele dirigente, “tratando-se de profissionais oriundos de países onde o voleibol é mais evoluído, eles constituem de certeza uma mais-valia para o contexto moçambicano”.
De referir que a selecção masculina vai, no próximo mês de Novembro, lutar por um lugar na fase africana no torneio da Zona VI que terá lugar em Gaberone, Botswana. Em femininos, Moçambique vai a Zâmbia também tentar a sorte a partir do dia 20 do mês em curso.