O partido Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994 na África do Sul, obteve mais de 66% dos votos nas eleições legislativas de quarta-feira, segundo a contagem parcial de um terço das cédulas, indicou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral.
O ANC, que havia recebido 69,7% dos votos nas eleições de 2004, obteve cinco das 7,9 milhões de cédulas apuradas às 14h30 GMT (11h30 de Brasília). A Aliança Democrática (DA, principal partido da oposição durante o Apartheid) recebeu 16% dos votos, e 12% em 2004.
O Congresso do Povo (COPE, formado em dezembro por dissidentes do ANC) reuniu apenas 8% dos votos. O ANC lidera em oito das nove províncias do país. A DA está em primeiro em Western Cape (sudoeste). Mais de 23 milhões de eleitores foram convocados para renovar a Assembleia Nacional e os parlamentos provinciais.
Sem aguardar os resultados finais, que serão anunciados na sexta-feira, o ANC já reivindicou uma “sólida” vitória. Seu chefe, o popular e polêmico Jacob Zuma, deverá ser eleito presidente do país pelos novos deputados, durante uma sessão extraordinária do Parlamento, no dia 6 de maio.