A selecção nacional de Moçambique, Mambas, vai estrear-se diante da África do Sul na fase final do Campeonato Africano de Futebol para jogadores internos, o CHAN. A partida será disputada a 11 de Janeiro na cidade de Cabo.
Inserido no grupo A, Moçambique vai defrontar os anfitriões no jogo de abertura desta competição, marcado para o Cape Town Stadium. A nossa selecção irá também jogar contra a Nigéria na segunda jornada e o Mali na terceira e última ronda da fase de grupos.
João Chissano, seleccionador nacional, já reagiu ao sorteio e mostrou-se bastante optimista numa boa prestação do seu conjunto considerando, porém, que a sua equipa é a mais fraca do grupo. O técnico ao serviço dos Mambas avança, ainda, que estão criadas as condições para que Moçambique possa fazer história nesta prova.
“Calhámos num grupo de morte”
“Grupo de morte”. É assim que apelida a decisão do sorteio realizado na tarde desta quarta-feira (18 de Setembro). “Do princípio íamos defrontar qualquer selecção. Calhámos no grupo mais forte deste CAN-Interno. Mas nós não vamos a África do Sul para facilitar as coisas, até porque foi bom o sorteio colocar-nos no meio de adversários teoricamente superiores. Pode motivar ainda mais os meus jogadores para se transfigurarem” afirmou João Chissano.
Sobre o plano de trabalho, o seleccionador nacional clarificou que o mesmo não será elaborado em função deste sorteio, ainda que estar na cidade de Cabo obriga a definição de estratégias específicas. Chissano disse que “vamos jogar em Cape Town, uma cidade que não é muito favorável para a prática de bom futebol. E nós temos de estar lá semanas antes para nos ambientarmos à temperatura”.
Por outro lado, João Chissano pede aos moçambicanos para que afluam em massa a todos os jogos da selecção, de modo a permitir que a mesma possa se sentir em casa e diante do seu público.
“Não somos favoritos. Mas podemos surpreender”
O técnico ao serviço dos Mambas afirmou que a sua equipa é a menos favorita à conquista da prova, mas “os nossos adversários devem provar que são superiores em campo. Caso isso não aconteça nós vamos surpreender”.
“Começar com os anfitriões é benéfico para nós. Começamos todos com zero pontos e sabemos que a África do Sul, como dono da casa, vai querer dar tudo de si nos jogos subsequentes caso o primeiro lhe corra mal” opinou.
Apesar de o sorteio ter ditado o cruzamento com a África do Sul, com a Nigéria e com o Mali na primeira fase do CHAN, o técnico mantém o objectivo que traçou há dias: atingir os quartos-de-final.
De referir que o CHAN arranca a 11 de Janeiro e termina a 01 de Fevereiro de 2014.
Eis o agrupamento da prova:
Grupo A
África do Sul X Moçambique
Mali X Nigéria
Grupo B
Zimbabwe X Uganda
Burkina Faso X Marrocos
Grupo C
Gana X Líbia
Etiópia X Congo-Brazzaville
Grupo D
República Democrática de Congo X Gabão
Burundi X Mauritânia