A Universidade Politécnica está a promover um curso de formação de docentes em todas as suas unidades orgânicas, visando elevar a qualidade dos docentes, dotando-os de ferramentas para melhor lidar com os estudantes.
Esta formação, que decorre desde o dia 5 de Agosto e cujo término está previsto para o dia 6 de Junho de 2014, integra quatro módulos administrados de forma faseada, nomeadamente Psicopedagogia, Metodologia de Investigação Científica, Expressão Oral e Escrita e Informática na Óptica do Utilizador.
Em Maputo, o curso começou no dia 5 de Agosto, na Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ESGCT), com os módulos de Psicopedagogia e Metodologia de Investigação Científica e duas turmas. Em Outubro, haverá uma troca: a turma que está a participar no módulo de Psicopedagogia fará Metodologia e vice-versa.
No dia 5 de Fevereiro, terão lugar os dois últimos módulos: o de Expressão Oral e Escrita e o de Informática na Óptica do Utilizador, nos mesmos moldes que os anteriores. Em Quelimane, o curso teve início a 17 de Agosto, no Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias (ISHT), com o módulo de Psicopedagogia.
Em Nampula, na Escola Superior Universitária de Nampula (ESEUNA), o curso iniciou-se no dia 10 de Agosto, integrando docentes de Nampula e do Pólo de Nacala. O Instituto Superior Universitário de Tete (ISUTE) encontra-se em fase de preparação para, brevemente, iniciar-se, igualmente, o mesmo curso.
Na primeira fase, o curso é destinado fundamentalmente a todos os licenciados, mas para além de docentes licenciados que leccionam o curso superior, também se inscreveram docentes que leccionam o Instituto Médio Politécnico (IMEP) e docentes que dão aulas no ensino secundário.
Está prevista uma segunda fase na qual participarão todos os docentes interessados com graus de Mestrado e Doutoramento. Nesta segunda fase, poderão participar, igualmente, docentes de outras instituições de ensino, para além dos da Universidade Politécnica.