Acidentes de viação continuam a ceifar a vida de cidadãos nas estradas moçambicanas, na semana finda 30 pessoas morreram e outras 71 ficaram feridas, das quais 31 com gravidade, em consequências de 48 sinistros.
Segundo o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), dos 48 sinistros constam 22 atropelamentos, 14 choques entre carros e 12 despistes e capotamento.
Destes últimos, faz parte um acidente rodoviário ocorrido na zona de Chibututuine, no distrito da Manhiça, na província de Maputo, no qual morreram seis pessoas, cinco no local e uma a caminho do hospital, quando um autocarro da empresa de transporte, Nagi Investimentos, perdeu a direcção e capotou.
Enquanto isso, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 2.598 veículos, impôs 4.155 multas, apreendeu 70 viaturas por cometimento de diversas irregularidades, deteve 120 condutores que se faziam ao volante embriagados e nove cidadãos detidos por condução ilegal.
A corporação registou também 704 crimes, dos quais 96 foram esclarecidos, 77 contra propriedades e 35 contra ordem e segurança públicas.