Os clientes do Millennium bim, na vila de Catandica, no distrito de Báruè, em Manica, queixam-se da fraca prestação de serviços por parte daquele estabelecimento bancário. Alguns cidadãos contactados pelo @Verdade entre os dias 25 e 30 de Junho último, disseram que o banco já não consegue responder à demanda dos seus clientes, facto que está na origem de longas filas e os funcionários não são dinâmicos no atendimento.
Nos dias em alusão, a nossa Reportagem constatou que as pessoas permaneceram horas a fios na única caixa automática montada na vila, pois pretendiam levantar dinheiro.
A mesma caixa automática, para além de registar avarias constantes, funciona lentamente, o que faz com que, por vezes, os clientes fiquem os seus montantes, disse-nos um cidadão secundado por Ana José, residente do distrito de Tambara: “estou aqui desde ontem (30/06/2013) e não tenho como voltar ao distrito porque não tenho dinheiro”.
Outro cliente, identificado pelo nome de João Manuel, faz viagens interprovinciais. Contou-nos que durante o percurso deixou de levantar dinheiro na cidade Tete porque confiava no Millennium bim de Catandica.
A gerente do balcão do “bim” em Catandica, Maria António Luís da Silva, disse ao nosso Jornal que o banco já esta sobrecarregado, uma vez que atende mais de seis mil clientes provenientes de distritos da província de Manica, nomeadamente Tambara, Guro, Macossa e Báruè, cujos funcionários do Estado recebem os seus salários via o mesmo banco.
A enchente deve-se ainda ao facto de o banco estar situado no Corredor Beira, Chimoio, Tete-Malawi. A instituição funciona com cinco pessoas e tem apenas duas caixas automáticas, das quais uma avariada e outra a funcionar forma deficiente, segundo a gerente.
Maria da Silva disse que alguns os clientes usam, também, o serviço Millennium Mobile para consulta de saldo, compra de recarregas, transferências de dinheiro, por exemplo, e está satisfazer as suas necessidades, bem como diminuir as bichas.