Trinta e duas pessoas foram mortas, Terça-feira última, durante um ataque perpetrado por homens armados na aldeia de Kizara, no Estado de Zamfara, no norte da Nigéria, informou, Quarta-feira (19), a imprensa local.
De acordo com testemunhas oculares, os meliantes, avaliados em cerca de 150 altamente armados e que andavam com 38 motos, irromperam por esta aldeia por volta de quatro horas de manhã, disparando contra tudo que estivesse ao seu alcance e queimando várias casas e lojas.
Os assaltantes comportavam-se como se fossem moradores da aldeia dando a impressão de precisar de ajuda, violentando com disparos e catanadas qualquer pessoa que saísse por curiosidade, de acordo com as testemunhas.
Entre as pessoas mortas figuram o soba da aldeia, Alhaji Muhammad Lawali, e um imame Alhaji Adamu Usman. O comissário de Polícia do Estado de Zamfara, Usman Gwary, que visitou o local do crime, confirmou que 32 pessoas foram abatidas, contra o balanço de 58 avançado pelos moradores da aldeia.
O alto oficial da Polícia declarou a jornalistas ter mobilizado os seus homens para procurarem os homens armados em fuga. Depois deste ataque, ainda não reivindicado, vários habitantes fugiram da sua aldeia apavorados.