Meninas e Meninos, Senhoras e Senhores, Avôs e Avós
O Mamparra desta semana é o ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula e os seus acólitos adstritos à Empresa Municipal Transportes Públicos de Maputo (EMTPM), que acabam de brindar os citadinos da capital com um o azedo anúncio de que mais de metade da frota está obsoleta.
Isto é, sob a gestão mamparra dos gestores daquela empresa, dos 353 autocarros que custaram dinheiro ao erário público, 223 estão avariados!!!!
Isto é de bradar aos céus! Para apimentar o caos, uma mente mamparra nesta cadeia sob o comando de Zucula veio a plenos pulmões afirmar que a fábrica dos autocarros Yotong, já não produz peças sobressalentes!
E como a mamparrada está em curso, agora vão introduzir autocarros de luxo, que custam 70 meticais, alegadamente para aumentar as receitas da empresa!!?
Quem é ou quem são os pacatos cidadãos que têm a capacidade financeira para pagar diariamente esse valor? Em tempos não muito recuados, aquela empresa pública adquiriu 150 autocarros movidos a gás, pelo executivo de que Zucula faz parte, através do Fundo de Desenvolvimento de Transportes e Comunicações (FDTC).
A mamparrada dessa operação, protamente denunciada pela imprensa atenta, indicava (e ninguém desmentiu) que os autocarros eram da marca TATA. Foram adquiridos à TATA Group, da Índia, a companhia mãe da TATA Moçambique Limitada, que tem como um dos sócios Armando Guebuza, o presidente da República e chefe do Governo.
A escolha da empresa fornecedora dos autocarros, a TATA, não foi efectuada por concurso público internacional, conforme manda a Lei do Procurement. Era mais uma mamparrada, à luz do dia, perpetrada pelos predadores do poder do dia, que viram os cifrões crescer nas suas contas bancárias!
Basta deste tipo de mamparrices.
Mamparras, mamparras, mamparras.
Até para a semana, juizinho e bom fim-de-semana!