Um cidadão moçambicano que responde pelo nome de Zacarias, de 31 anos de idade, residente no distrito de Nhamatanda, na província de Sofala, está detido, desde a semana passada, indiciado de posse ilegal de duas armas de fogo.
De acordo com o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), o cidadão em causa foi surpreendido com as referidas armas carregadas de oito munições. A corporação suspeita que o indivíduo usava as mesmas para amedrontar as pessoas, assaltar residências, estabelecimentos comerciais e instituições bancárias. Porém, as investigações prosseguem com vista ao esclarecimento da proveniência das armas e das circunstâncias da sua aquisição.
Enquanto isso, na semana de 04 a 10 de Maio em curso, foram detidos, em todo o país, 1.307 violadores de fronteira, dos quais 723 moçambicanos que tentavam atravessar as fronteiras da África do Sul e Malawi, 279 de nacionalidade malawiana, 171 zimbabweanos, 122 tanzanianos e 12 zambianos.
Foram ainda repatriados da República da África do Sul 382 moçambicanos, dos quais 347 homens, 27 mulheres e oito crianças.