Dezenas de milhares de manifestantes franceses de extrema-esquerda marcharam para protestar contra a austeridade económica, Domingo (5), com o objectivo de marcar o primeiro ano do governo do presidente François Hollande.
A marcha, organizada pela coligação Frente de Esquerda, foi integrada por uma série de esquerdistas, desde os chamados “verdes” a sindicalistas. Os manifestantes foram até a simbólica Praça da Bastilha, local de uma prisão de Paris tomada durante a Revolução Francesa de 1789.
O comparecimento à manifestação foi estimado pelos organizadores em 180 mil, mas a polícia contou apenas 30 mil pessoas. O protesto destacou feroz oposição da esquerda para as reformas pró-mercado do presidente socialista, tais como redução de impostos a empresas e o afrouxamento de regras trabalhistas para tornar a contratação e demissão de um pouco mais flexíveis.
Com a França à beira da recessão, o desemprego num ponto máximo de todos os tempos e parceiros da zona do euro a pressionar por redução do déficit orçamentário, Hollande sofreu a maior queda na popularidade de qualquer presidente em mais de meio século.