A contar para a sétima jornada do Moçambola, o Clube de Desportos Matchedje de Maputo derrotou, na tarde deste domingo (05), o clube campeão nacional, o Maxaquene, por 1 a 0. Trata-se da primeira vitória da equipa militar nesta edição do Moçambola.
Depois de seis derrotas consecutivas, o clube militar quebrou finalmente o jejum e diante do Maxaquene, para conquistar os seus primeiros pontos no Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola edição 2013.
Logo no minuto um do jogo, o Matchedje deu indicações claras de querer sair do campo da Machava com a vitória quando Bila, num remate a meia distância, tentou surpreender o guarda-redes Acácio.
Contudo, onze minutos mais tarde ou seja, ao minuto 12, o Maxaquene ressentiu-se da falta de uma pedra basilar na zona central, o castigado Campira, para ver o médio Jamal aproveitar-se de um erro defensivo e abrir o marcador. O Maxaquene tentou livrar-se da sua apatia, todavia não encontrou caminhos para quebrar a consistência defensiva dos militares.
Aliás, diga-se, em abono da verdade, que o Matchedje mesmo com vantagem no marcador não se limitou a defender, procurando jogar de igual para igual com o seu adversário. Foi com a tangente a prevalecer que o árbitro mandou as duas equipas recolher, para a felicidade dos militares que, apesar permanecerem na lanterna vermelha, conquistaram os seus primeiros três pontos na competição.
Já o Maxaquene somou a sua segunda derrota passando a ocupar a quarta posição com doze pontos.
Eis quadro de resultados da jornada:
Têxtil de Púnguè 0 – 2 Ferroviário da Beira
Clube de Chibuto 1 – 0 Ferroviário de Nampula
HCB de Songo 1 – 1 Ferroviário de Maputo
Desportivo de Nacala 1 – 0 Chingale de Tete
Costa do Sol 1 – 0 Estrela Vermelha da Beira
Matchedje 1 – 0 Maxaquene
Liga Muçulmana X Vilankulo FC (adiado)