A empresa “Montepuez Rubi Mining Lda”, que explora o rubi de Namanhumbiri, no distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, prevê investir até finais de 2013 aproximadamente 27 milhões de dólares americanos.
A empresa privada, de capitais moçambicanos e mauricianos, cujas instalações foram hoje visitadas pelo Presidente Armando Guebuza, no terceiro dia da sua Presidência Aberta e Inclusiva de oito dias a Cabo Delgado, já investiu até ao momento outros cerca de 9,7 milhões de dólares.
Com uma capacidade instalada de lavagem/produção de 50 toneladas por hora de material proveniente da mina, a fábrica processa actualmente, mas em fase experimental, 15 toneladas por dia.
Os gestores da empresa, cujo capital social é de 50 mil USD, prometem aumentar a capacidade de tratamento dos materiais provenientes da mina para 100 toneladas por hora.
A Tailândia e a Índia são os principais mercados já projectados por esta empresa que já emprega 118 moçambicanos e 21 estrangeiros. Destes adicionam-se 179 de uma empresa de segurança.