Arrancou na tarde deste sábado (20) a quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, edição 2013. O Clube de Chibuto livrou-se da crise de resultados e derrotou o Têxtil de Púnguè enquanto o Vilankulo FC fez cumprir a promessa de não viajar até Maputo.
Jogando em casa, a turma orientada pelo português Victor Pontes passou por enormes dificuldades para derrotar o Têxtil no Púnguè porém, valeram os golos apontados por Johane nos minutos 15 e 50. Com o resultado, o Clube de Chibuto sobe, de forma temporária, do penúltimo ao sexto lugar, estando a um degrau abaixo do Têxtil de Púngué, ambos com sete pontos.
Como era de se esperar, o outro jogo marcado para esta tarde, entre o Costa do Sol e o Vilankulo FC, não se realizou conforme anunciou a segunda equipa ao longo da semana, apontando como razões o desgaste físico dos jogadores fundamentado por um relatório médico.
Entretanto, ainda que o delegado da Liga Moçambicana de Futebol escalado para este jogo, Silva Mbeve não o tenha afirmado, a equipa de Inhambane será penalizada com a perda de três pontos.
A jornada cinco prossegue neste domingo com os seguintes jogos:
HCB de Songo X Ferroviário da Beira (Campo do Songo)
Matchedje X Ferroviário de Nampula (Campo da Machava)
Desportivo de Nacala X Ferroviário de Maputo (Campo 25 de Junho)
Estrela Vermelha X Chingale de Tete (Caldeirão do Chiveve)