Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jovem imola-se no centro de Túnis

Um vendedor ambulante de cigarros, Adel Khédhiri, sacrificou-se com fogo, na manhã da Terça-feira (12), em pleno centro de Túnis, provocando pânico entre os transeuntes, segundo testemunhas oculares.

Uma mulher presente no local explicou que o jovem despejou sobre si gasolina e queimou-se. “Olhem para a juventude tunisina em desemprego, reduzida a vender cigarros”, gritava o pobre rapaz diante duma multidão que acorreu para o socorrer em frente ao Teatro Municipal de Túnis, na avenida Bourguiba, principal artéria da capital do país.

Severamente coberto de chamas, a vítima foi rapidamente socorrida por transeuntes, dos quais um o cobriu com um pano, antes da chegada dos bombeiros, que o transferiram posteriormente num estado “muito crítico” para um hospital em Ben Arous, a 10 quilómetros de Túnis.

“Queimado em 90 porcento, ele está actualmente em coma”, precisou o director do hospital, Imed Touibi. Adel Khédhiri, de 27 anos de idade, é originário de Jendouba, cidade desfavorecida do noroeste da Tunísia.

O seu gesto lembra o de Mohamed Bouazizi, vendedor ambulante de frutas e legumes de Sidi Bouzid (centro-oeste) cuja imolação, a 17 de dezembro de 2010, provocou uma revolta popular que conduziu à queda do regime ditatorial do então Presidente Ben Ali, tendo prosseguido em vários países árabes sob a designação de “Primavera Árabe”.

Mais de dois anos depois da «Revolução de Jasmim», a Tunísia continua a ser abalada por distúrbios sociais, nomeadamente nas províncias pobres do interior do país que protestam contra a deterioração contínua das condições de vida das suas populações.

Em Novembro último, motins fizeram mais de 300 feridos na província de Siliana, no noroeste do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!