A província de Nampula, Norte de Moçambique, ainda está a ser fustigada pela chuva intensa que cai desde Janeiro do ano em curso um pouco por todo o país e, consequentemente, os prejuízos aumentam. Neste momento, já foram contabilizadas mais de 1.900 casas destruídas em alguns distritos.
Para além de destruir residências e desalojar famílias, a chuva causou a morte de 19 pessoas nos distritos de Monapo, Mogovolas e cidade de Nampula em consequência de cargas atmosféricas, electrocussão e afogamentos.O director Provincial do Instituto Nacional de Gestão e Calamidade de Nampula, Amâncio Nhantumbo, disse que as famílias afectadas estão a ser assistidas pelo governo local. Monapo é a zona que mais estragos registou.
Enquanto isso, algumas estradas que ligam a cidade e os distritos de Mecuburi, Ribáuè, Lalaua, Moma e Angoche encontram-se em avançado estado de degradação. A ponte que liga a vila-sede do distrito de Mossuril ao Posto Administrativo de Lunga desabou na noite do último sábado (09).
O mesmo problema ocorreu na ponte que liga os distritos de Mogovolas e Angoche. Os dois pontos já não se comunicam via terrestre.
Neste momento, segundo deu a conhecer Amâncio Nhantumbo, a chuva está a abrandar aos poucos, mas receia-se que a região costeira da província de Nampula venha a ser afectada pelo ciclone nos próximos tempos.