O Moza Banco está na quinta posição em termos de créditos concedidos e depósitos recebidos no conjunto dos bancos comerciais activos em Moçambique.
A mesma posição tinha sido atingida por esta instituição financeira, em 2012, em termos de crescimento em activos em todo o continente africano, segundo a prestigiada revista financeira Banker.
Segundo o presidente do Conselho de Administração (PCA) do Moza Banco, Prakash Ratilar, o objectivo da instituição é manter-se “como um banco relevante em Moçambique”, isto depois de ter registado em 2012 um crescimento de 240% no número de clientes e 148% no movimento financeiro.
Presentemente, o Moza Banco tem 20 agências e um total de 32 unidades de negócios já estabelecidas em Maputo, Matola, Machava, Xai-Xai, Maxixe, Beira, Chimoio, Tete, Nampula, Nacala e Pemba, devendo abrir nos próximos meses mais agências nas províncias de Niassa e Zambézia para cobertura total do país.
No início deste mês de Fevereiro, o Moza Banco inaugurou na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, mais duas unidade de negócio constituídas por uma Agência de retalho e um Centro Corporate devidamente equipados para melhorar o seu posicionamento no mercado doméstico e dar respostas seguras a todas as transacções e operações bancárias realizadas pelos clientes naquele ponto do país.
Frisa-se, entretanto, que o Banco central moçambicano reclama ter logrado atingir em 2012 a entrada de 19 novas instituições de microcrédito e abertura de 39 novos balcões de bancos, atingindo assim um total de 505 em funcionamento e cobrir todas as capitais provinciais, municípios e 63 dos 128 distritos.

