Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OTM-CS avança dados sobre as propostas salariais que leva à mesa de negociações

A Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTMCS) defende que o reajuste do salário mínimo nacional de 2013 seja estabelecido com base na baixa inflação de 2,6% registada em 2012.

As negociações visando a fixação do novo salário mínimo deverão decorrer de Março a Abril de 2013, envolvendo empregadores, sindicatos e o Governo, segundo Francisco Mazoio, porta-voz da OTMCS, acrescentando que a sua organização deverá concluir até meados de Fevereiro deste ano a sua proposta salarial para ser apresentada no próximo encontro da Comissão Consultiva de Trabalho (CCT), de Março de 2013.

Falando, esta Quarta-feira, segundo o Correio da manhã, o porta-voz da OTM-CS lembrou que o custo de vida em Moçambique é “extremamente insuportável”, urgindo a necessidade de o país adoptar formas correctas e adequadas para atenuá-lo.

Mazoio reiterou, a este propósito, que as discussões devem basear-se na baixa inflação conseguida pelo país em 2012 “e aproveitarmos os poucos recursos ganhos resultantes deste nível baixo de inflação para melhorarmos muito mais o salário mínimo nacional”.

É dentro deste espírito que os vários grupos de trabalho desta agremiação criados para elaborar a proposta do salário mínimo nacional estão a proceder “a uma avaliação real das condições macroeconómicas actuais para em função disso propor o nível de incremento salarial para este ano”.

Trabalho idêntico já está também a ser feito pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), após conclusão, a 20 deste mês de Janeiro, do prazo de recepção das propostas de cada empregador e agente económico sobre o salário mínimo nacional a vigorar no seu sector de actividade produtiva, em 2013.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!