Arranca, a 30 de Janeiro corrente, na cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, o torneio de Futsal em seniores masculinos. A prova é organizada pela Comissão Instaladora da modalidade com o objectivo de homenagear o antigo praticante e presidente da Liga Muçulmana de Futebol de Salão, Esmael Jassat, assassinado há dois anos em Maputo.
Espera-se a participação de 10 equipas. Porém, neste momento apenas três inscreveram-se. Trata-se das formações de Futebol Clube de Namutequeliua, Urbano Central e União Desportiva de Nampula.“Não vamos perder muito tempo à espera de equipas como tem sido habitual”, disse Asselam Khan, chefe daquela comissão. O torneio, segundo Asselam Khan, pretende relançar a modalidade de Futsal nesta parcela do país e movimentar maior número de equipas, dentre elas os escalões de formação.
As partidas, a terem lugar nas quintas e sextas-feiras à noite, no Pavilhão de Desportos do Ferroviário e no salão do Sporting em Nampula, serão disputadas num sistema clássico de todos contra todos em duas voltas.
A comissão organizadora impôs algumas condições para a inscrição das equipas, nomeadamente o pagamento de 250 meticais por equipa e 25 meticais por cada jogador.
O evento serve também para atiçar a Associação Provincial de Futebol, entidade responsável da modalidade a mexer-se no sentido de unir os amantes do desporto, segundo Asselam Khan.
A comissão organizadora do torneio de Futsal de Nampula pretende também capacitar treinadores e árbitros desta modalidade, orientar palestras para os atletas.
Numa primeira fase, o movimento vai fazer-se sentir só na cidade daquela província. Assim que as condições estiverem será expandido para os restantes municípios de Angoche, Ilha de Moçambique, Nacala-Porto e Ribaué.
Vai igualmente permitir que até a altura do Campeonato Provincial de Futebol haja equipas com qualidade e capazes de disputar a prova sem constrangimentos, com o intuito de representar Nampula nas outras competições nacionais.
Khan considerou ainda que a Associação Provincial de Futebol de Nampula não tem capacidades para organizar um campeonato desta modalidade. Por isso, há uma comissão criada para capacitar alguns membros daquela agremiação.