O crédito bancário a produtores da mandioca deverá aumentar, em 2013, em cerca de 8,3 milhões de dólares norte-americanos, para USD 17,6 milhões, contra 9,3 milhões de dólares concedidos no ano anterior.
A expectativa é garantir-se uma produção de cerca de 14,7 milhões de toneladas da mandioca ao longo do presente ano, contra 9,7 milhões de toneladas de 2012, segundo a Direcção Nacional dos Serviços Agrários do Ministério da Agricultura, explicando que o tubérculo está a ser parte da matéria-prima para produção de 348,8 mil toneladas do pão para o mercado interno.Para além do pão, a mandioca está a ser usada também como matéria-prima para produção da cerveja, cuja fase experimental está em curso na província nortenha de Nampula há cerca de dois anos.
Países vizinhos
A cerveja da mandioca de produção nacional está a ser muito procurada nos países vizinhos, perspectivando-se a sua exportação ao longo dos próximos anos, segundo ainda a Direcção Nacional dos Serviços Agrários.
Cabo Delgado, Zambézia, Inhambane e Nampula são regiões do país tidas como maiores produtoras da mandioca, actividade que é desenvolvida por uma média de 70% de produtores do sector familiar.
Refira-se, entretanto, que cerca de 33,8 milhões de dólares foram concedidos em forma de crédito entre 2010 e 2012.