A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou nesta Sexta-feira (18) que irá proceder, a partir das 6 horas de Sábado (19), à abertura gradual de uma comporta, que poderá contribuir para o aumento do caudal do Rio Zambeze, no centro de Moçambique, que nas regiões de Mutarara, Caia e Marromeu já ultrapassou do seu nível de alerta.
Em comunicado a HCB justifica esta medida pela “actual situação hidrometeorológica na bacia do Zambeze, em geral, e da albufeira de Cahora Bassa, em particular”.
Entretanto, nas últimas 24 horas, os níveis hidrométricos do curso principal do rio Zambeze tiveram tendência a subir na região do Baixo Zambeze devido a escoamentos de montante.
A ARA Zambeze, em comunicado, prevê que nas próximas 24 horas os níveis hidrométricos registem oscilações com tendência a subir ligeiramente, principalmente na região do Baixo Zambeze, em Chemba, Mutarara, Caia e Marromeu.
A ARA-Zambeze reitera o seu apelo às populações e aos agentes económicos para que se mantenham fora das zonas de risco de inundação do rio Zambeze e seus rios afluentes e evitar a travessia dos leitos dos rios, devendo sempre acompanhar a disseminação diária da informação hidrológica da Bacia do Rio Zambeze.