Um total de 110 estudantes finalistas de instituições de ensino superior da província de Nampula, Norte de Moçambique, estão desde esta quarta-feira (16), até sexta-feira (19), a beneficiar de uma capacitação desenvolvida pela Direcção Provincial da Juventude e Desporto em colaboração com a Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique, no âmbito de “Férias Desenvolvendo o Distrito”.
Dos 110 jovens, apenas 60 irão a 21 distritos. O coordenador provincial da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique, Orlando Torres, disse que os estudantes provenientes das províncias de Inhambane e Zambézia, por exemplo, serão afectos nos distritos considerados potenciais em recursos minerais para que tenham consciência da riqueza que o país dispõe.
Entretanto, ele lamentou o facto de alguns administradores distritais da província de Nampula distanciarem-se daquele movimento que, na sua opinião, traz benefícios para o estudante que adquirir novos conhecimentos ao viver a realidade do país.
De 2006 até o ano passado, Nampula movimentou para os distritos 1.560 estudantes. Deste número, só 400 enquadraram-se na Função Pública.