A moeda moçambicana, o metical, registou ao longo da última quinzena do mês de Dezembro passado uma apreciação nominal em relação ao dólar norte-americano (USD) e em termos anuais depreciou.
Segundo o Banco de Moçambique, de 15 a 31 de Dezembro de 2012, a cotação média do Metical face ao USD no Mercado Cambial Interbancário (MCI) foi de 29,51 meticais, o correspondente a uma apreciação nominal 0,37 por cento.
Entretanto, em termos anuais, o Metical acumula uma depreciação nominal de 8,73 por cento. No mesmo período, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nas suas transacções com o público foi de 29,73 meticais/USD, equivalente a uma apreciação nominal da moeda nacional de 0,22 por cento, fazendo com que, em termos anuais, o Metical depreciasse em 9,06 por cento.
No seu comunicado quinzenal, o Banco de Moçambique refere que, com este comportamento, o diferencial entre a taxa de câmbio média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público e a das cotações no MCI passou para 0,75 por cento, após 0,59 por cento na quinzena anterior.
“O spread entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e a dos bancos comerciais passou para 3,19 por cento, após 3,84 por cento na quinzena anterior”, refere o comunicado.
No concernente a outras moedas estrangeiras mais utilizadas nas transacções no país, o Banco de Moçambique revela que o metical teve uma depreciação nominal de 0,46 por cento e 1,46 por cento face ao Euro e ao Rand sul-africano, respectivamente, nos primeiros quinze dias de Dezembro.
Em termos anuais, o Metical depreciou em 10,79 por cento face ao Euro e 4,52 por cento face ao Rand. Do cruzamento entre a cotação do Dólar dos EUA na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico resultaram, para o fecho da quinzena em análise, cotações de 38,92 meticais/Euro e 3,47 meticais/Rand sul-africano.