Cento e sessenta e três novos postos de trabalho deverão ser gerados pelo investimento directo privado externo aprovado pelo Governo da cidade de Maputo em 2011 e avaliado em cerca de 4,7 milhões de dólares norte-americanos proveniente da África do Sul, Grã-Bretanha, Líbano, Paquistão, Portugal e China.
Ainda em 2011 foram licenciadas 51 micro e pequenas empresas pertencentes a agentes económicos nacionais e expatriados que aplicaram cerca de 6,1 milhões de dólares norteamericanos.
De Janeiro à primeira quinzena de Dezembro de 2012, foram aprovadas 41 novas propostas de investimento para a Indústria e Comércio, avaliadas em cerca de 5,4 milhões de dólares norte-americanos, com potencial de criar 723 novos postos de emprego, segundo Emília Macuácua, responsável pelo cadastro de pedidos de licenciamento de actividades industriais e comerciais no Balcão de Atendimento Único (BAÚ) do Governo da cidade de Maputo.
No período foram canceladas duas unidades industriais por incumprimento de obrigações fi scais, segundo ainda Macuácua, especifi cando que se tratou de micro e pequenas empresas de planifi cação e fábrica de produtos alimentares e bebidas.