Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique 8º país pior do mundo em termos de casamentos precoces

Moçambique está na oitava posição num grupo de 21 piores países com casos de registo de casamentos prematuros (antes dos 18 anos de idade).

A avaliação é do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) que acaba de concluir que 52% de raparigas moçambicanas casam-se antes de atingirem a idade adulta, o que coloca o país no grupo de países com as mais elevadas taxas de casamentos precoces no mundo.

Mesmo assim, há quem diga que estes valores pecam por defeito, dada a fragilidade da capacidade de arrolamento dos reais números que ocorrem no “país real” moçambicano.

Níger líder

A lista é liderada pelo Níger onde se estima que 75% de raparigas casam-se antes de completarem 18 anos de idade, seguido do Chade e Bangladesh, com taxas elevadas deste fenómeno social, de acordo ainda com o Fundo das Nações Unidas para a População.

Por outro lado, aquela agência especializada da ONU indica que 34% das mulheres com idades compreendidas entre 20 e 24 anos de idade dos países em desenvolvimento, como Moçambique, estão casadas ou em uniões informais antes de completarem 18 anos.

Por outro lado, o FNUAP refere que a maior parte dos programas de planeamento familiar destes países excluem as “noivas precoces”, acrescentando que a situação faz com que aquele grupo social não tenha acesso suficiente à informação sobre a sua saúde sexual e reprodutiva.

Para contrariar o cenário, o FNUAP esboçou uma estratégia 2012/2020 que visa permitir um maior acesso a métodos de planeamento familiar a cerca de 120 milhões de mulheres de 69 países por se tratar de “um direito humano básico”.

O relatório é intitulado Por Escolha, Não por Acaso-Planeamento Familiar, Direitos Humanos e Desenvolvimento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!