A Livaningo promove, este sábado (15), em Maputo, uma marcha de protesto contra o que considera desenfreada proliferação de lixeiras a céu aberto e o risco que representam para a saúde pública um pouco por todo o país. A passeata vai iniciar às 07 horas e 30 minutos na Praça da Paz até ao instituto industrial de Maputo.
Decorre sob lema “Por um Município Sem Lixeiras a Céu Aberto”. A Livaningo é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, virada para a Advocacia e Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Justiça Social.
Reconhece o esforço das autoridades em sanar os problemas do lixo. Porém, entende que está a virar hábito a criação de lixeiras a céu aberto em Moçambique, sob o olhar impávido e sereno de que de direito.
“No caso das cidades de Maputo e Matola, a marcha visa lembrar aos edis que há milhares de munícipes que votaram neles na esperança de ver os problemas das lixeiras de Hulene e Infulene resolvidos até ao término dos seus mandatos. Mas, até então, a escassos meses do fim, nada foi feito. Não bastam promessas. É tempo de agir!”, refere um comunicado enviado ao @Verdade.
Mais 500 convidados, entre activistas e representantes dos doadores, vão participar do evento no qual será feita uma exposição sobre os projectos daqula organização.