Depois de ter acolhido o Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket) sénior feminino, nos anos de 1896 e 2003, Moçambique voltará a ser anfitrião do certame em 2013, precisamente no mês de Setembro, garantiu, esta semana, a Federação Internacional de Basquetebol para África (FIBA-África).
Já é um dado adquirido. A capital moçambicana, Maputo, será palco do evento que vai na 23ª edição. A FIBA-África avançou a informação na sua página oficial e fez saber que pesou para a escolha o sucesso havido na organização dos Jogos Africanos de 2011, do Afrobasket sub-18 em masculinos e na recente fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões de África.
Importa referir que esta será a terceira vez que o país acolhe o certame depois do de 1986, ganho pela República Democrática de Congo, e o de 2003, no qual a Nigéria venceu na final a selecção de Moçambique por 69-63.
Uma fonte da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) confirmou a informação ao @Verdade e afirmou que é mais um desafio para o país tendo em conta a já conhecida capacidade organizativa em provas do género.
O nosso interlocutor referiu igualmente que neste momento é imperioso que a nossa selecção comece a trabalhar para representar condignamente o país, até porque é obrigatório vencer esse campeonato, dado o potencial que vem demonstrando últimos anos a nível de África.
