O mundo deveria agir com maior urgência para apoiar os esforços de mediação do enviado de paz da ONU e Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, uma vez que a situação está a piorar, disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi, de acordo com a mídia estatal, esta Quarta-feira (31).
O chanceler também repetiu um pedido para que todos os lados no conflito da Síria cessem fogo imediatamente e tomem medidas no sentido de formar um governo de transição, informou a agência oficial de notícias Xinhua.
“A comunidade internacional deve cooperar plenamente e apoiar os esforços de mediação do enviado Brahimi com um sentido mais intenso de urgência e responsabilidade”, disse Yang a Brahimi, durante uma reunião em Pequim, segundo a reportagem.
“As partes relevantes devem, logo que possível, nomear representantes autorizados para criar um roteiro para uma transição política com a ajuda do enviado Brahimi e da comunidade internacional”, acrescentou Yang.
“A China acredita que a situação na Síria está a piorar a cada dia”, afirmou. “A única saída realista é resolver o problema da Síria através de canais políticos.”
Os aviões de guerra sírios bombardearam alvos rebeldes com renovada intensidade, Terça-feira, após o fim de uma trégua de quatro dias amplamente ignorada entre as forças do presidente Bashar al-Assad e os insurgentes, que havia sido proposta por Brahimi.
China e Rússia já vetaram três resoluções da ONU condenando o governo de Assad pela violência. Mas a China tem se esforçado para mostrar que não está a tomar partido e pediu ao governo sírio para conversar com a oposição e tomar medidas para atender às demandas por uma mudança política.
Ele disse que um governo de transição deve ser formado.
