Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

KaTembe abandona produção de hortícolas devido à seca prolongada

Devido à seca prolongada que fustiga KaTembe, na margem Sul da baía de Maputo, a maior parte dos agricultores dos sectores familiar e comercial daquela região está a abandonar o cultivo de hortícolas para se dedicar a culturas de sequeiro.

A falta de chuva em várias regiões da cidade e província de Maputo resulta do impacto negativo das mudanças climáticas que aquela região está a sofrer, segundo Valdo da Costa, director das Actividades Económicas do distrito municipal KaTembe, apontando a irregularidade pluviométrica como principal do cenário.

Aliam-se à situação a fraca capacidade de irrigação e baixa assistência técnica aos produtores do sector familiar, de acordo ainda com Costa, salientando que grande parte da população jovem “tende a dedicar-se mais ao comércio e/ou a empregar-se noutras actividades na cidade de Maputo”.

Reordenamento territorial

Para fazer face àquela situação, a administração local tem vindo a incentivar os agricultores para o cultivo de produtos mais resistentes à seca, como o amendoim, mandioca e batata-doce, de acordo ainda com aquela responsável, falando em entrevista ao Correio da manhã.

Graças à adesão de produtores à cultura de sequeiro, os níveis de produção agrícola naquela região aumentaram para 23.662 quilogramas de produtos diversos na época 2011/2012, contra 21.905 quilogramas atingidas na campanha 2010/2011.

Contudo, devido à viabilização do projecto de construção da ponte que ligará a cidade àquele distrito urbano e ainda de duas estradas alcatroadas ligando Maputo/KaTembe/ Ponta do Ouro e Bela Vista/ Boane, está em curso naquela zona um intenso trabalho de reordenamento territorial para responder à crescente “solicitação de espaço para instalação de infra-estruturas e habitacionais e vários tipos de actividades económicas na zona”, de acordo com David Simango, Presidente do Conselho Municipal de Maputo que, semana passada, realizou uma visita de trabalho ao distrito municipal KaTembe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts