O próximo Domingo (9), é dos Mambas. É o dia em que Moçambique vai dar o pontapé de saída da última fase de qualificação rumo ao Campeonato Africano das Nações em Futebol, CAN-2013 a decorrer na vizinha África do Sul. No estádio da Machava, o combinado nacional vai receber o Marrocos em jogo da primeira mão.
Nesse jogo, o técnico ao serviço dos Mambas, Gert Engels, vai bastante enfraquecido, sobretudo na zona central. Não poderá contar com os serviços do castigado Zainadine Jr. e de Paíto, actualmente sem clube, factores que, de per si constituem uma perda de vulto para o sistema defensivo que se pretende montar.
Entretanto, na busca de soluções para fechar o vazio gerado pelas “baixas”, o seleccionador nacional convocou Manuelito I, João Mazive, Aguiar e o jovem talento do Desportivo de Maputo, o central Sidique.
No geral, o combinado nacional vai para o embate de Domingo na máxima força depois de confirmadas as presenças dos jogadores que actuam fora de portas, bem como a energia carregada pelos que militam no Moçambola.
Destaque vai para o Dominguez do Mamelodi Sundowns, Simão Mathe, do Shandong Luheng da China, e Mexer, do Nacional da Madeira. Todos que já se integraram na equipa.
Para uma boa prestação, os Mambas realizam desde a passada Terça-feira (28) sessões de treino bidiárias no relvado sintético do Costa do Sol, passando pelo natural da Liga Muçulmana, até desaguar, já nesta Quinta-feira (06), até sábado, no Estádio da Machava.
O jogo terá inicio às 15 horas, com transmissão em directo através do twitter @Verdademz.
Marrocos sem Labyad, mas com Barrada
Lesionado, o médio do Sporting Clube de Portugal, Zakaria Labyad, foi dispensado da partida do próximo Domingo pelo seleccionador marroquino Eric Gerets. Mas, para não se fazer sentir a sua falta, foi convocado o ponta-de-lança Abdel-Aziz Barrada, do Getafe, o mesmo que marcou o golo da cambalhota diante do Real Madrid na Liga Espanhola de Futebol.
Outro aspecto de destaque naquela equipa, é que maior parte dos convocados é constituída por jogadores jovens, os mesmos que vestiram a camisola daquela selecção que participou recentemente nos Jogos Olímpicos de Londres.
Importa referir que foi há sensivelmente 14 anos que as duas equipas não se cruzam. Encontraram, pela última vez, em jogo a contar para o CAN-1998. Naquele despique, Moçambique saiu derrotado por três a zero.
Confira a lista dos convocados de Gert Engels:
Maxaquene – Acácio, Gabito, Hélder Pelembe e Kito
Ferroviário de Maputo – Clésio, Diogo, Kampango, Pinto e Whisky
Ferroviário da Beira – Reinildo
Costa do Sol – Manuelito I, Manuelito II, Rúben e João Mazive
Liga Muçulmana – Aguiar, Miro, Sonito e Telinho
Desportivo de Maputo – Sidique
Mamelodi Sundows – Dominguez
Nacional da Madeira – Mexer Associação
Desportiva de Oeiras – Jerry
Vaslui da Roménia – Jumisse
Shandong Luheng – Simão Mathe