Na abertura dos quartos-de-final da Taça de Moçambique, a segunda maior prova futebolística do país, a Liga Muçulmana e o Incomáti venceram e seguiram para a fase seguinte onde vão defrontar-se para se encontrar o finalista. Pelo caminho ficaram neste sábado as equipas do Ferroviário de Pemba e o Clube do Chibuto.
Na partida em que houve tudo para ser fácil e, sair do campo da Matola com uma goleada, a Liga Muçulmana soou para derrotar o Ferroviário de Pemba.
No primeiro tempo, as duas equipas não criaram oportunidades de perigo dignas de registo mas foi a equipa da casa, a Liga, que mais teve a posse bola mas acusando, da mesma maneira deficiências na construção ofensiva.
Foram necessários 54 minutos para Zico abrir o marcador e colocar os muçulmanos à frente.
A partida prosseguiu com os muçulmanos perdulários e porque no futebol quem não marca sofre, Marrufo igualou a partida. Estavam jogados 72 minutos aliás, foi com este resultado que se chegou ao minuto 90 sendo necessários mais 30 para se encontrar um vencedor.
Já no prolongamento e com as duas equipas a acusarem cansaço, a Liga Muçulmana fechou as contas aos 104 minutos. Zico bisou e colocou os muçulmanos na derradeira fase que antecede à final da prova mais popular do país.
Prolongamento também em Xinavane
Semelhança ou não, o certo é que o Incomáti jogando em casa, precisou também de 120 minutos para eliminar o Clube de Chibuto por 2 a 1.
Na etapa complementar, as duas equipas não foram para além de um empate a uma bola. O Chibuto adiantou-se no marcador decorridos 55 minutos por Lalá agradecendo um erro defensivo do guarda-redes contrário. Ao minuto 72, Scaba restabeleceu a igualdade.
O terceiro golo do jogo, segundo do Incomáti surgiu no sexto minuto do prolongamento.
O Incomáti que faz história ao chegar pela primeira vez às meias-finais da competição vai medir forças com a Liga Muçulmana.
Neste domingo, jogam-se as restantes partidas com destaque para o Costa do Sol que recebe no seu reduto o HCB de Songo. Já em Quelimane, a locomotiva local vai receber a sua homónima da Beira num duelo que também promete muito bom futebol.
