O vice-Ministro do Interior, José Mandra, reiterou que a Policia moçambicana (PRM) esta a fortificar medidas preventivas e de repreensão aos agentes corruptos e aos condutores infractores das regras de trânsito.
“Vamos prevenir e reprimir os infractores das regras de trânsito”, disse Mandra, falando Sábado, no posto administrativo de Infulene, município da Matola, no encerramento da 27/a Jornada Nacional de Transito que decorreu sob o lema “Acidentes de Viação é Contribuir para Desenvolvimento do País”.
Na cerimónia ocorrida na Escola Primária de “T3”, Mandra defendeu que os acidentes de viação não podem continuar a liderar as principais causas da mortalidade no país.
“De hora a hora há mortes por causa dos acidentes de viação. As causas destes acidentes têm a ver com a violação das mais elementares regras de trânsito”, explicou Mandra.
Ele sublinhou que o Ministério do Interior (MINT) esta a trabalhar intensamente na purificação das fileiras da Policia de Transito, afastando da corporação todos os agentes que mancham o “bom-nome” da corporação.
De acordo com Mandra, o MINT toma, semanalmente, medidas disciplinares contra os agentes que se envolvem em “esquemas” de corrupção.
“Juramos a bandeira e não a favores e gorjetas”, indicou Mandra.
Durante os oito dias das jornadas de trânsito, de 2009, ocorreram 58 acidentes de viação, contra os 119, de 2008.
Estes sinistros saldaram-se na morte 13 pessoas, contra 30 registadas em 2008.