O Governo moçambicano pretende aprovar um regulamento específico que permita a participação activa de profissionais moçambicanos na área de hidrocarbonetos.
Este facto foi anunciado, Terça-feira (7), em Maputo, pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Nelson Ocoane, durante um debate sobre a participação da juventude na indústria dos hidrocarbonetos em Moçambique.
“Este instrumento vai promover uma participação directa e proactiva de moçambicanos nesta área”, explicou Ocoane. O encontro de um dia, que reuniu jovens e académicos moçambicanos, enquadra-se nas celebrações da “Semana da Juventude” que decorrem sob o lema “Construindo um Mundo Melhor em Parceria com a Juventude”.
O evento constitui uma oportunidade para os jovens apre- sentarem propostas concretas para serem implementadas na indústria de hidrocarbonetos.
O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Osvaldo Petersburgo, explicou que a iniciativa visa inteirar os jovens sobre os últimos desenvolvimentos no país e aproveitarem as oportunidades existentes na componente de formação e prestação de serviços.
“Os mecanismos a serem usados para fazer face aos desafios impostos pela nova realidade trazida com as novas descobertas no país incluem uma formação específica na área de hidrocarbonetos”, vincou a fonte.
Numa fase posterior, pretende-se fazer uma réplica deste tipo de debates para as províncias de Tete e Cabo Delgado, centro e norte do país, para que os jovens possam estar inseridos nas novas dinâmicas trazidas pelas novas descobertas de recursos naturais.