Uma fábrica de processamento de ananás da região agrícola de Muxúnguè, distrito de Chibabava, em Sofala, deverá ser montada a partir dos finais de 2012 por investidores sul-africanos para a sua exportação para a Alemanha.
O empreendimento resultará de um investimento a ser feito pela empresa First National Choice (FNC), daquele país vizinho, no montante de cerca de seis milhões de dólares norte-americanos.
Numa primeira fase, a fábrica terá uma capacidade de processar 40 toneladas de ananás por dia, quantidade que poderá resultar em cerca de 17 mil litros de sumo para a sua exportação para a Alemanha e, mais tarde, para outros mercados da Europa, segundo Ase Ferrão, gerente-geral da subsidiária moçambicana da empresa sul-africana First National Choice.
A partir de Agosto de 2012, a FNC sul-africana passará a comprar ananás de Muxúnguè para a sua fábrica localizada no distrito de Morrumbene, província de Inhambane, que está a processar uma variedade gama de fruta em polpa para Dinamarca e produz compotas de fruta para o mercado nacional.
Refira-se que o distrito de Chibabava conta com 3500 camponeses que se dedicam ao cultivo de ananás numa área total de 4150 hectares e mais de metade desta produção é perdida por falta de condições de processamento e mercado para a sua comercialização.