Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

União Europeia deplora falta de cultura de qualidade em Moçambique

A representante da União Europeia em Moçambique, Myriam Sekkat, deplorou, esta Quinta-feira, em Maputo, a alegada “falta de cultura de qualidade da maioria dos produtos alimentares moçambicanos”, instando, de seguida, a todos os empresários moçambicanos a inverterem a situação.

“A qualidade é a chave para promover e acrescentar valor nas vendas tanto dentro como fora do país”, explicou Sekkat, falando ao Correio da manhã em Maputo à margem de uma cerimónia de atribuição do Certificado Internacional de Acreditação ao Laboratório de Metrologia de Moçambique, pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).

Falando na cerimónia, Ricardo Velho, do IPAC, que procedeu à entrega formal do referido certificado, disse que com o mesmo Moçambique vai deixar de recorrer ao exterior para realizar testes finais da qualidade dos ensaios laboratoriais de produtos moçambicanos.

O certificado ora atribuído àquela instituição estatal moçambicana é para as áreas de medição de massa e temperatura de produtos.

“É um passo gigantesco e esperamos que mais laboratórios moçambicanos consigam este feito memorável”, salientou o representante do Instituto Português de Acreditação, destacando que o país vai poupar recursos que eram dispendidos com a realização de testes finais e de ensaios laboratoriais fora do país.

Doação da UE

Entretanto, a União Europeia doou a Moçambique cerca de 5,5 milhões de euros para apoiar pequenas e médias empresas moçambicanas a apostarem na qualidade dos seus produtos observando padrões internacionais em uso.

De referir, entretanto, que está em processo de acreditação internacional o Laboratório de Higiene e Alimentos, numa acção que conta com o apoio da União Europeia e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), segundo o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) do Ministério moçambicano da Indústria e Comércio (MIC).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!