Lionel Messi está a caminho de igualar o recorde de três conquistas seguidas da Bola de Ouro, o mais importante prêmio individual do futebol mundial, após ser indicado ao lado de seu companheiro de Barcelona Xavi e do português do Real Madrid Cristiano Ronaldo na lista final dos três indicados.
Messi, que venceu a Bola de Ouro em 2009 e 2010, é o favorito para conquistar o troféu pela terceira vez consecutiva após ter liderado o Barcelona na conquista da Liga dos Campeões com uma atuação de gala na final contra o Manchester United, em julho.
Cristiano Ronaldo ganhou a Bola de Ouro em 2008, enquanto Xavi terminou em terceiro nas duas edições passadas do prêmio.
O ex-capitão da França e atual presidente da Uefa, Michel Platini, ganhou a Bola de Ouro três vezes consecutivas em 1983, 1984 e 1985.
No ano passado, o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa e a Bola de Ouro, da revista France Football, tornaram-se uma premiação única, com votos de técnicos e capitães das seleções nacionais e de representantes da imprensa. O vencedor será anunciado no dia 9 de janeiro, em Zurique, e o prêmio será entregue pelo holandês Ruud Gullit, ganhador da Bola de Ouro em 1987.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que a cerimônia deixará de ser realizada na Suíça nos próximos anos. “Vamos levar a Bola de Ouro para fora de Zurique. Pode ser em Paris, Barcelona ou outra cidade europeia, mas vai continuar na Europa”, disse ele a repórteres na sede da revista France Football, que co-organiza o evento.
Entre os treinadores, Alex Ferguson (Manchester United), Pep Guardiola (Barcelona) e José Mourinho (Real Madrid) são os indicados ao prêmio de melhor do ano.
A brasileira Marta vai tentar sua sexta vitória consecutiva entre as mulheres. Ela enfrenta a japonesa Homare Sawa e a norte-americnaa Abby Wambach.