O manifesto eleitoral dos candidatos à edil de Cuamba apresenta as linhas gerais que irão nortear o mandato do futuro presidente do município. @Verdade dá a conhecer as propostas de Vicente da Costa Lourenço e Maria Moreno para resolver os principais problemas que afectam os munícipes e constata que, na sua maioria, são ilusórias.
CANDIDATO VICENTE DA COSTA LOURENÇO
1. Agricultura
O que vai fazer: Grande parte da população vive da agricultura de subsistência, entretanto, o candidato da Frelimo pretende revitalizar a cintura verde e transformar o município num celeiro, incentivando à produção agrícola local. Como: Apoiar aos agricultores com insumos e estimular a produção local para o comércio.
O que vai fazer: Promoção e projecção de artistas locais e criação de uma casa de cultura que possa agregar várias associações do mundo das artes. Como: Promoção de espectáculos e apoio material aos artistas.
3. Mulher e Juventude
O que vai fazer: Neste campo, o candidato da Frelimo pretende ocupar os jovens de modo a evitar o aumento do índice de criminalidade, e promoção dos direitos da mulher e garantir a sua participação no desenvolvimento sócio-económico do município. Como: Criação de pelouros para lidar com assuntos sobre mulher e a juventude, além de capacitar e dar apoio técnico aos jovens que pretendem abraçar o empreendedorismo.
4. Estradas
O que vai fazer: Vicente não promete asfaltar todas as estradas alegando que o tempo é bastante curto, mas vai melhorar as principais vias de acesso.
Como: Com fundos do município e o apoio de parceiros, vai colocar asfalto.
5. Saneamento do meio
O que vai fazer: Abrir valas de drenagem nos bairros periféricos sem saneamento público e melhorar o processo de escoamento das águas pluviais. Como: Construção de valas de drenagem.
6. Abastecimento de água O que vai fazer: Abastecimento de água será uma das principais prioridades do candidato da Frelimo. Pretende abrir mais furos de água e melhorar o processo de distribuição e abastecimento na zona urbana e per-urbana. Como: Construção de poços (com elevadores) nos bairros periféricos e criação de parcerias para melhorar o sistema de fornecimento de água potável.
7. Saúde
O que vai fazer: Alargar os serviços de saúde e levá- -los para junto dos munícipes e promoção de campanhas de higiene e prevenção de doenças.
Como: Sem resposta.
CANDIDATA MARIA MORENO
1. Agricultura
O que vai fazer: Promover a produção de alimentos, incentivando a população a apostar na agricultura e fornecendo meios necessários para a prática da actividade.
Como: Facilidade de acesso ao crédito e apoio aos agricultores locais através de insumos, criação de mercados para a comercialização dos produtos, e melhorar as vias de acesso para o escoamento.
2. Mercados e Feiras
O que vai fazer: Garantir a limpeza, manutenção e criação de novos mercados municipais e sanitários públicos.
Como: Cobrança de uma taxa diária simbólica para o pagamento dos funcionários que irão garantir a higiene dos mercados.
3. Estradas e Jardins
O que vai fazer: Asfaltar, alargar e abrir novas estradas e reabilitar os jardins e parques.
Como: Com apoio externo e fundos do município, as principais artérias da cidade merecerão atenção, ganhando asfalto e dando uma nova imagem à urbe.
4. Indústria e Comércio
O que vai fazer: Promover a criação de pequenas e médias empresas, e incentivar a criação de feiras comerciais de propósitos específicos.
Como: Sem resposta
5. Recolha do Lixo e dos Resíduos Sólidos
O que vai fazer: Colocar nas ruas veículos apropriados para a recolha do lixo, e melhorar os aterros.
Como: Criação de parcerias com o sector privado.
6. Abastecimento de água
O que vai fazer: Acabar com as enormes filas nos fontenários, melhorando o sistema de abastecimento. Levar água potável junto da população, sobretudo a mais carenciada.
Como: Construção de novos furos e fontenários. 4. Transportes O que vai fazer: Criar uma empresa municipal de transportes públicos em parceria com o sector privado.
5. Saúde
O que vai fazer: Garantir que as ambulâncias cheguem aos bairros periféricos que, na sua maioria, distam a mais de 10 quilómetros do centro da cidade. Melhorar o atendimento e os serviços de saúde.
Como: Aumentar o número de ambulâncias e criar condições para que os pacientes sejam atendidos a tempo e horas.
6. Educação
O que vai fazer: Alargar a rede escolar, promover o acesso à educação técnica e tecnológica, lutar contra o analfabetismo e promover a inclusão digital.
Como: Construção de mais salas de aulas, investir na profissionalização da educação e permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso à tecnologias de informação e comunicação.
7. Habitação e Desenvolvimento Urbano
O que vai fazer: Oferecer lotes de urbanizados para que jovens, adultos e cidadãos recém-casados construam as suas próprias casas. Como: Simplificação do processo de distribuição de terrenos para construção sem distinção de simpatias partidárias.
8. Desporto e Lazer
O que vai fazer: Promover e apoiar à realização de eventos desportivos e criação de espaços de lazer.
Como: O município estará atrás da organização dos eventos desportivos, além de investir na construção de complexos de lazer que gerem fundos para os cofres da edilidade.