A Espanha manteve a liderança no ranking da Fifa divulgado esta quarta-feira, apesar do desempenho modesto nos amistosos deste mês, enquanto o Brasil caiu da quinta para a sexta colocação. A selecção nacional de futebol de Moçambique subiu cinco lugares no ranking.
Contribuiram para a ascenção da nossa selecção as duas vitórias frente às Comores (1-0; 4-1), a contar para as pré-eliminatórias de apuramento para a fase qualificativa de grupo do Mundial de 2014. A selecção mais bem posicionada no continente africano é a da Costa do Marfim, em 16º lugar.
A grande surpresa na lista é o avanço da Venezuela, actual líder das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2014, ao lado de Argentina e Uruguai. O único país da América do Sul a nunca ter disputado um Mundial, a tradicional equipa mais fraca da região saltou da 129ª para a 39ª colocação, sua melhor posição desde a criação do ranking, em 1993.
Cabo Verde (57º lugar) e Antígua e Barbuda (83º) também assumiram os melhores lugares na lista da sua história.
A Espanha, actual campeã mundial, perdeu de 1 x 0 da Inglaterra e empatou em 2 x 2 com a costa Rica nos últimos amistosos, fora de casa, mas isso não bastou para lhe tirar do topo. A vitória contra os espanhóis, aliás, serviu para que a Inglaterra roubasse o quinto lugar do Brasil, que nesse período disputou amistosos contra Gabão e Egito. O facto de os adversários serem piores no ranking rendeu menos pontos à selecção brasileira.
Na Ásia, a selecção mais bem posicionada é o Japão, em 19º.
Veja os dez primeiros colocados no ranking (com a posição do mês anterior entre parênteses):
1. (1) Espanha
2. (2) Holanda
3. (3) Alemanha
4. (4) Uruguai
5. (7) Inglaterra
6. (5) Brasil
7. (8) Portugal
8. (12) Croácia
9. (6) Itália
10. (10) Argentina
—
105 (110) Moçambique